Um dos tratamentos odontológicos estéticos mais procurados na clínica, o clareamento dental é um procedimento estético não invasivo e pode proporcionar um sorriso belo e saudável apenas com a mudança da cor dental, sem enfraquecimento dos dentes. Utiliza-se um gel a base de peróxido de hidrogênio em diferentes concentrações,de acordo com a técnica a ser empregada, que é capaz de quebrar as macromoléculas de pigmentos proporcionando o clareamento dos dentes.
O tratamento pode ser feito no consultório e em casa, com o uso do gel em uma moldeira de silicone. O profissional, após uma avaliação precisa, irá indicar a melhor técnica para o paciente. Lembrando que o clareamento dental deve ser realizado sempre sob supervisão do profissional.
Dúvidas frequentes:
Qualquer pessoa pode fazer o clareamento?
Sim. A partir dos 16 anos de idade, desde que o paciente esteja com uma boa condição de higiene bucal, os dentes estejam íntegros e sem restaurações extensas. Por precaução não indicamos em gestantes, lactantes e pacientes que possuam reação alérgica comprovada ao produto.
Os dentes ficam sensíveis durante o clareamento?
Algumas pessoas podem apresentar sensibilidade durante o tratamento, o que pode ser solucionado com o uso de dessensibilizantes, analgésicos ou até mesmo antiinflamatórios, dependendo do grau de sensibilidade apresentada. Além disso, atualmente temos técnicas que minimizam o grau e a frequência da sensibilidade durante o clareamento.
Meus dentes podem escurecer novamente?
O escurecimento é proporcional à ingestão de corantes, principalmente o uso de cigarro, sendo necessária a manutenção em um ou dois anos, dependendo do caso.
É verdade que o dente fica enfraquecido depois do clareamento?
Não. O clareamento não afeta a estrutura dentária, por isso ele não fica enfraquecido. No entanto, é fundamental que este tratamento seja conduzido e supervisionado por um profissional, uma vez que existem diversas concentrações de géis clareadores, suas indicações, tempo e quantidade ideal de uso, de acordo com o perfil de cada paciente.
Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde?
Sim. Se usados corretamente conforme orientação profissional, não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.
O clareamento altera a cor das restaurações existentes?
Não. O paciente precisa saber que terá que trocar as restaurações antigas, pois elas não sofrem a ação do gel clareador. Portanto, os dentes claream, mas as restaurações não, o que as deixarão mais escuras que os dentes clareados, causando desarmonia estética.
As novas facetas de cerâmica ou porcelana são tão finas que hoje em dia passaram a ser chamadas de ”Lentes de Contato dentais”. Trata-se de restaurações indiretas que exigem nenhum ou mínimo desgaste dos dentes e proporcionam, em determinados casos, um ganho bastante alto em termos de estética e função. Sendo as lentes uma evolução das facetas de porcelana, a ‘lente de contato’ preserva muito mais a estrutura dentária quando bem indicada e bem executada. Elas podem corrigir posicionamento dos dentes e alinhá-los, bem como alterar sua cor.
Dúvidas frequentes:
Há desgaste dentário?
Isto deverá ser avaliado pelo profissional, pois para que se obtenha o correto posicionamento da cerâmica, é necessário termos um eixo de encaixe.
Qual a vantagem desse tratamento?
A preservação de estrutura dental sadia é primordial, pois o desgaste, se houver, é o mínimo possível.
Qualquer pessoa pode realizar este tratamento?
Não. Existem limitações fisiológicas que não têm indicações para isto, porém, após a avaliação do profissional, ele indicará o melhor tratamento para o caso.
Pode haver alteração de cor?
A cerâmica garante completa estabilidade de cor, com isto, as lâminas não sofrem alterações.
Necessita de manutenções periódicas?
Assim como o dente, é necessário visita periódica ao dentista. Os cuidados são os mesmos que o dente hígido (que não recebe nenhum tipo de restauração).
O mock-up é uma ferramenta que ajuda tanto ao profissional quanto ao paciente antecipar o que seria o resultado final do tratamento em apenas alguns minutos!
Quando traduzido da lingua inglesa mock-up significa “maquete”, mas em se tratando de dentes consideramos um “ensaio intra-oral” que permitirá que possamos avaliar as proporções, naturalidade e até mesmo fonética. O mais interressante é saber que para fazer este teste estético não é necessário qualquer desgaste nos dentes, porém para que a “mágica” aconteça como apresentada no vídeo, foi necessário moldagens das arcadas, fotos intra e extra orais, que são enviadas para o nosso laboratório de próteses aonde os ténicos se dedicarão criteriosamente a “esculpir” em cera o seu novo sorriso.
A partir deste enceramento de diagnóstico uma barreira de silicona é confeccionada para servir de uma espécie de “fôrma” para que a resina bisacrílica de teste seja aplicada aos dentes.
Para solicitar um agendamento,
basta preencher o formulário
ao lado informando seus dados
ou entrar em contato conosco
através do nosso whatsapp
clicando no botão abaixo: